noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Sergipe

Sergipe registra agravamento da seca em regiões do Alto Sertão e Centro-Sul, aponta boletim da Semac

Publicada em 25/04/25 às 13:27h - 13 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sergipe registra agravamento da seca em regiões do Alto Sertão e Centro-Sul, aponta boletim da Semac  Compartilhar a noticia Sergipe registra agravamento da seca em regiões do Alto Sertão e Centro-Sul, aponta boletim da Semac  Compartilhar a noticia Sergipe registra agravamento da seca em regiões do Alto Sertão e Centro-Sul, aponta boletim da Semac

Link da Notícia:

Sergipe registra agravamento da seca em regiões do Alto Sertão e Centro-Sul, aponta boletim da Semac
 (Foto: Estância Agora)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulgou nesta quinta-feira (25) o boletim do Monitor de Secas referente ao mês de março, que aponta o agravamento da seca em algumas regiões do estado. Devido às chuvas abaixo da média e à piora nos indicadores, parte do Alto Sertão e do Centro-Sul sergipano passou da condição de seca moderada para seca grave. Os impactos são considerados de curto prazo.


O boletim indica ainda que nos territórios do Alto Sertão e Agreste Central houve o agravamento da seca fraca para moderada em alguns municípios, acendendo o alerta para os efeitos sobre a produção agrícola e os recursos hídricos dessas regiões.


Apesar do cenário mais crítico em algumas áreas, os dados mostram que os territórios do Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju e boa parte do Sul sergipano continuam sem registro de seca relativa. Já no Médio Sertão, permanece o quadro de seca fraca, o mesmo ocorrendo em partes do Alto Sertão, Agreste Central, Centro-Sul e Sul do estado.


A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana Silva, alerta que a tendência até o mês de julho é de chuvas dentro da normalidade na maior parte dos territórios. Contudo, no Alto Sertão sergipano a expectativa é de precipitações abaixo do normal. Segundo ela, o aumento das temperaturas poderá agravar ainda mais o cenário.


“A predominância é de temperatura acima da normal climatológica, provocando aumento da evapotranspiração, diminuição da umidade do solo e aumento do estresse hídrico, causando dificuldade nas atividades agrícolas e redução gradativa no volume de água dos reservatórios. Diante disso, poderá haver o agravamento do cenário de seca nos próximos meses devido à previsão de chuvas variando de normal a baixo e temperaturas elevadas”, explicou.


O Monitor de Secas é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que visa transformar a gestão da seca em uma abordagem baseada em riscos, permitindo maior planejamento e resposta por parte das autoridades e da população.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 116808
Usuários Online: 514
Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.