noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Sergipe

Onça-pintada é atropelada e encontrada morta na estrada do povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy

Publicada em 17/04/25 às 11:58h - 56 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Onça-pintada é atropelada e encontrada morta na estrada do povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy  Compartilhar a noticia Onça-pintada é atropelada e encontrada morta na estrada do povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy  Compartilhar a noticia Onça-pintada é atropelada e encontrada morta na estrada do povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy

Link da Notícia:

Onça-pintada é atropelada e encontrada morta na estrada do povoado Rua da Palha, em Santa Luzia do Itanhy
 (Foto: Estância Agora)
Uma onça-pintada foi encontrada morta na noite desta quarta-feira, 16 de abril, às margens da estrada que liga a sede de Santa Luzia do Itanhy ao povoado Rua da Palha, no interior de Sergipe. O animal, de grande porte, aparentava ter sido vítima de atropelamento.

A cena foi registrada por um morador da sede do município, que passava pelo local e se deparou com o corpo do felino caído na beira da pista. A presença da onça chocou os moradores, que não estão acostumados a ver animais dessa espécie tão próximos das áreas habitadas.

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e figura na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil. Sua presença em regiões de mata e áreas rurais é cada vez mais rara, em razão da destruição dos habitats naturais, caça ilegal e, como nesse caso, atropelamentos em estradas que cruzam áreas de vegetação nativa.

Esse não é o primeiro registro de felinos silvestres em Santa Luzia do Itanhy. Em 2016, uma onça-parda foi capturada no povoado Palha, após ser vista por moradores em uma árvore. O animal foi resgatado e devolvido à natureza pelas autoridades ambientais.

Casos como esse acendem o alerta para a necessidade de maior atenção à preservação ambiental, especialmente em regiões de mata onde ainda há presença da fauna silvestre. Especialistas destacam a importância da instalação de sinalizações em pontos críticos e da construção de passagens de fauna, que permitem a travessia segura dos animais sob ou sobre as vias.

As autoridades ambientais devem ser acionadas para avaliar a situação e fazer a remoção adequada do corpo do animal. Motoristas que trafegam por estradas rurais devem redobrar a atenção, principalmente durante a noite, para evitar acidentes desse tipo e preservar a vida dos animais silvestres.

A morte da onça-pintada é uma perda significativa para a biodiversidade local e um lembrete urgente da necessidade de convivência responsável entre o ser humano e a natureza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 111812
Usuários Online: 506
Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.