noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Sergipe

10 anos depois: sergipano que passou em Medicina aos 14 anos finaliza residência e planeja Centro Médico

Publicada em 22/02/25 às 15:30h - 60 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia 10 anos depois: sergipano que passou em Medicina aos 14 anos finaliza residência e planeja Centro Médico  Compartilhar a noticia 10 anos depois: sergipano que passou em Medicina aos 14 anos finaliza residência e planeja Centro Médico  Compartilhar a noticia 10 anos depois: sergipano que passou em Medicina aos 14 anos finaliza residência e planeja Centro Médico

Link da Notícia:

10 anos depois: sergipano que passou em Medicina aos 14 anos finaliza residência e planeja Centro Médico
 (Foto: Arquivo Pessoal )
Há dez anos, o sergipano José Victor Menezes Teles surpreendeu o Brasil ao ser aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aos 14 anos. Agora, uma década depois, ele se prepara para novos desafios na carreira, com a conclusão da residência médica e a inauguração de um Centro Médico na cidade onde nasceu.

Trajetória de superação

Para ingressar na universidade tão cedo, José Victor precisou enfrentar um desafio legal. Apesar da aprovação em sétimo lugar na UFS, ele ainda não havia concluído o ensino médio. Determinado, aos 14 anos, redigiu um pedido ao secretário de Estado da Educação para realizar provas de proficiência e obter o certificado de conclusão. O pedido foi negado, levando a família a recorrer à Justiça. O juiz autorizou a realização das provas, e ele foi aprovado em 13 exames, incluindo redação.

Já matriculado no curso de Medicina, o jovem decidiu refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano seguinte, em 2016, sendo aprovado novamente, desta vez em segundo lugar. "Para provar que não foi sorte", brincou o médico.

Formação acelerada e atuação na pandemia

Com o avanço da pandemia da Covid-19, José Victor prestou mais de 700 horas de auxílio na linha de frente e, devido a uma portaria do governo federal, teve a formatura antecipada em 2021, ao lado de outros 143 novos médicos da UFS.

Durante o período da pandemia, ele teve contato direto com a área de ginecologia e obstetrícia, o que influenciou sua escolha de especialização. Em março deste ano, José Victor concluirá sua residência médica nessa área.

“Justamente após tantas perdas durante a pandemia, decidi seguir para a ginecologia e obstetrícia. É de encher o coração de alegria poder atuar diretamente com o cuidado na geração de novas vidas”, afirmou.

Planos para o futuro

Natural de Itabaiana, município com cerca de 100 mil habitantes no Agreste sergipano, José Victor nunca deixou sua terra natal. Desde o primeiro dia de formado, ele atua na Maternidade São José, onde já realizou mais de 200 partos.

Com o sonho de ampliar o acesso à saúde na região, ele e a noiva, a também médica obstetra Catarina Fagundes, planejam inaugurar um Centro Médico em Itabaiana. O casal se conheceu durante a residência e, desde então, trabalha em conjunto. “Passávamos todos os dias juntos. Estamos na mesma área e somos uma dupla. Fazemos cursos juntos, operamos juntos e também damos plantão em dupla”, contou.

Inspiração para novas gerações

Filho de professores, José Victor tem três irmãos mais jovens, que já foram influenciados por sua trajetória. No entanto, ele incentiva cada um a seguir seus próprios sonhos. Seu exemplo de superação e dedicação continua a inspirar não apenas sua família, mas também toda a cidade de Itabaiana e o estado de Sergipe.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 68228
Usuários Online: 101
Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.