A taxa de homicídios em Aracaju caiu 70,57% em oito anos, segundo levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (CEACrim), com dados validados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esse resultado foi obtido ao comparar a taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre janeiro e setembro de 2016 — ano em que os índices de violência aumentaram no estado — com o mesmo período em 2024. Atualmente, Aracaju atende aos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece como aceitável uma taxa de 20 a 30 homicídios por 100 mil habitantes.
O mapeamento revela que entre janeiro e setembro de 2016, a taxa de homicídios em Aracaju era de 48,63 por 100 mil habitantes. Nos primeiros nove meses de 2024, essa taxa caiu para 14,31. Em um comparativo entre janeiro e setembro de 2023 e 2024, houve uma redução de 11,99%, reforçando a tendência de queda. A taxa no mesmo período de 2023 foi de 16,26, enquanto em 2024 foi de 14,31.
Para o secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a queda da taxa de homicídios é ainda mais significativa diante do aumento populacional de Aracaju. “Embora a população cresça a cada ano, os indicadores de crimes têm diminuído na nossa capital”, ressaltou.
Ele atribuiu o resultado ao trabalho integrado das forças de segurança de Sergipe. “Esses resultados são fruto do esforço conjunto de nossos servidores das polícias Civil, Militar e Científica, que atuam diariamente na prevenção, repressão e elucidação de casos”, destacou o secretário.
João Eloy também mencionou que a redução das taxas de homicídios segue as ações desenvolvidas pelo MJSP em parceria com os estados. “O MJSP possui projetos para a redução dos índices de crimes violentos até 2030, e temos alcançado baixos índices em Aracaju já há algum tempo”, afirmou.
Além da adequação às iniciativas do MJSP, o secretário reforçou o compromisso com a segurança da população, o que resultou em taxas de homicídios abaixo dos padrões recomendados pela ONU. “Precisamos ir além dos números, mas esses indicadores mostram que estamos no caminho certo para continuar diminuindo os homicídios, não só em Aracaju, mas em todo o estado,”
concluiu.