Nesta quinta-feira, 14, encerrando a série de entrevistas com os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE), o Jornal da Fan conversou com Danniel Costa, atual presidente da Ordem e candidato à reeleição pela Chapa 2. Em sua fala, Costa abordou as críticas recebidas das chapas concorrentes, defendendo seu trabalho e questionando a atuação da oposição.
"Enquanto houver uma argumentação que seja respeitosa e que não venha a ofender a honra dos candidatos, a gente precisa aceitar e entrar na retórica argumentativa. Agora, com todo o respeito, o sentimento que eu tenho em relação à oposição é de que está falando de outra seccional, porque eles passaram dois anos e meio e não apareceram em nenhum evento da Ordem. Eles não trouxeram questionamentos. E agora vem falar que a Ordem não acolhe a advocacia do interior, que a Ordem não faz com que advogados e advogadas se sintam pertencentes a essa instituição... sinceramente, mostram um total desconhecimento da instituição que eles pertencem”, declarou Costa.
O atual presidente também respondeu sobre o volume de sua campanha, apontado pela oposição como exagerado. Segundo ele, a força de sua candidatura reflete o reconhecimento de seu trabalho à frente da OAB/SE. “O nosso volume de campanha é porque temos o reconhecimento da advocacia sergipana. Isso é evidente em todos os lugares do estado que visitamos, porque a Ordem saiu da capital, saiu de dentro dos gabinetes, e hoje atua em defesa da advocacia de verdade. O lugar que eu menos fico como presidente é no meu gabinete, eu visito os escritórios."
Costa citou ainda a realização de um evento inédito neste ano, que, segundo ele, reforçou o compromisso da OAB/SE com a democratização e participação ativa da advocacia sergipana. “Hoje a advocacia senta na mesa, fala, e principalmente é ouvida e respeitada [...] A advocacia não pode ter sua inteligência subestimada; as pesquisas e o volume da campanha mostram que esse reconhecimento existe, porque hoje a OAB/SE está diferente", concluiu.
A disputa pela presidência da OAB/SE se acirra à medida que as eleições se aproximam, e a cobertura especial do Jornal da Fan segue acompanhando os desdobramentos.