Pré-Caju 2024 tem sido uma festa tranquila até o momento, com poucas ocorrências significativas, graças à atuação integrada das forças de segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE). A maioria dos registros nos dois primeiros dias foi de furtos e perdas de celulares. Apenas duas prisões em flagrante foram registradas: uma por desacato e outra por tráfico de entorpecentes. A SSP mantém o compromisso de garantir a segurança dos sergipanos e turistas para que o evento se encerre neste domingo de forma segura e festiva.
Com um planejamento operacional composto por mais de 3.500 profissionais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, a SSP-SE estabeleceu um efetivo robusto e especializado para assegurar a ordem e a proteção dos foliões. A Polícia Militar emprega um efetivo de 3.061 militares, com suporte de 155 viaturas, 20 motocicletas, 48 cavalos, drones, câmeras de videomonitoramento e uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O subcomandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Thiago Costa, reforça que a estrutura garante uma cobertura completa da Orla da Atalaia, dividida em quatro áreas estratégicas para melhor distribuição das equipes.
unidades especializadas, como o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) e os batalhões de trânsito (BPRv e BPTran), estão atuando para assegurar a tranquilidade nas vias de acesso e nos principais pontos de concentração do evento.
Polícia Civil disponibilizou delegados, agentes e investigadores em regime de plantão. A Delegacia de Turismo (Detur) e o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) estão em operação para atender ocorrências no local. O trabalho investigativo conta ainda com o suporte da Delegacia-Geral, Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Divisão de Inteligência. Esses órgãos têm o objetivo de garantir um atendimento ágil a todos os tipos de ocorrência.
Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) mobilizou 483 profissionais para realizar atividades de resgate, salvamento e combate a incêndios. No primeiro dia do Pré-Caju, 63 bombeiros atuaram, com reforço de 210 bombeiros diariamente no sábado e no domingo. A corporação está preparada para responder a emergências médicas, traumas e eventuais focos de incêndio.
Desde o início da festa, o Projeto Poli – uma delegacia virtual voltada para atender casos de violência contra a mulher – registrou seis medidas protetivas, todas concedidas prontamente. A delegacia virtual reforça a proteção às mulheres durante o evento, com atendimento especializado e agilizado.
Dicas de segurança para os foliões
A SSP-SE orienta os foliões para que sigam medidas preventivas e aproveitem o evento de maneira mais segura. Algumas dicas incluem:
Celulares e documentos: Mantenha-os em locais seguros e discretos, como bolsos internos ou doleiras. Evite exibi-los e prefira locais de difícil acesso para reduzir o risco de furtos.
Dinheiro e documentos: Leve apenas pequenas quantias, preferencialmente em notas trocadas, e um documento de identificação. Essa medida reduz prejuízos em caso de perda.
A delegada responsável reforça que, “pequenos cuidados, como trazer dinheiro trocado e evitar grandes valores, ajudam o folião a curtir o evento com mais segurança”. A SSP-SE segue comprometida com um Pré-Caju seguro, para que sergipanos e turistas possam aproveitar a festa com tranquilidade.