A crise de falta de água em Tobias Barreto, que se agravou nos últimos dias, foi pauta de uma reunião entre a Prefeitura, a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e o Ministério Público. O encontro buscou identificar formas de mitigar o problema de abastecimento até que a nova concessionária, a IGA Saneamento, assuma a gestão em janeiro.
A Deso explicou que o desmoronamento de um poço localizado em Catu, na Bahia, foi um dos fatores que comprometeram o abastecimento, interrompendo cerca de 70m³ de água, o que corresponde a aproximadamente 25% do fornecimento diário da cidade. Além disso, a instalação não autorizada de bombas particulares por parte de alguns usuários tem dificultado o fluxo de distribuição, agravando a situação de desabastecimento em várias áreas do município.
Como medida emergencial, a Deso anunciou que começará o envio de carros-pipa para a cidade ainda hoje e que está trabalhando na recuperação do poço de Catu. Dr. Paulo José, representante do Ministério Público, destacou que a reunião com a nova empresa IGA Saneamento será marcada para garantir que melhorias no abastecimento de água sejam implementadas o quanto antes, visto que a questão da falta de água aflige a população de Tobias Barreto há anos.