Deso substitui mais de 5 mil hidrômetros na região centro-oeste de Sergipe no primeiro semestre de 2024
Nos primeiros seis meses de 2024, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) substituiu 5.366 hidrômetros na região centro-oeste do estado, conforme dados da Gerência da Regional Centro-oeste, sediada em Itabaiana. Esse número representa uma média de 894 hidrômetros trocados por mês, buscando garantir maior precisão na aferição do consumo de água, além de corrigir possíveis defeitos ocasionados pelo tempo de uso ou por interferências humanas.
Segundo a Gerência Comercial Centro-oeste da Deso, a companhia tem implementado metodologias que aceleram o processo de substituição dos hidrômetros, visando melhorar tanto a eficiência na leitura do consumo quanto incentivar o uso consciente da água. Com um sistema que identifica aparelhos com defeitos, como hidrômetros parados, furados ou quebrados, a empresa busca atender às metas estabelecidas e assegurar o bom funcionamento dos equipamentos.
A troca ocorre principalmente em hidrômetros antigos, que, com o tempo, perdem a precisão na medição. Além disso, hidrômetros danificados, como os embaçados ou quebrados, também são substituídos. Segundo a supervisão de receitas da regional, a renovação dos hidrômetros a cada cinco anos é essencial para manter a qualidade do serviço, garantindo medições corretas.
A ação foi bem recebida pelos consumidores, como afirma Ana Maria de Oliveira, residente de Itabaiana. "A troca do hidrômetro é de suma importância, pois garante uma medição real, tanto para o usuário quanto para a concessionária. É uma medida necessária para o bom funcionamento da leitura mensal", destacou.
Com essas substituições, a Deso espera melhorar o controle do consumo de água na região, evitando irregularidades e promovendo maior transparência nas contas dos consumidores.