noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Sergipe

Governo de Sergipe veta projeto de lei, mas garante continuidade do transporte intermunicipal de lotação

Veto ao Projeto de Lei nº 511/2023 não afeta o funcionamento atual do transporte por lotações, assegura o governo, que busca regulamentação conforme a legalidade.

Publicada em 23/10/24 às 09:15h - 11 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo de Sergipe veta projeto de lei, mas garante continuidade do transporte intermunicipal de lotação  Compartilhar a noticia Governo de Sergipe veta projeto de lei, mas garante continuidade do transporte intermunicipal de lotação  Compartilhar a noticia Governo de Sergipe veta projeto de lei, mas garante continuidade do transporte intermunicipal de lotação

Link da Notícia:

Governo de Sergipe veta projeto de lei, mas garante continuidade do transporte intermunicipal de lotação
Governo de Sergipe veta Projeto de Lei sobre transporte intermunicipal de lotação, mas garante continuidade do serviço

O Governo de Sergipe vetou integralmente o Projeto de Lei nº 511/2023, que visava regulamentar o transporte intermunicipal de passageiros por meio de lotações de pequeno porte. De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a decisão foi embasada em pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER-SE), que identificaram vícios de iniciativa e apontaram inconstitucionalidade na proposta.

O veto, segundo o governador, não altera o funcionamento do sistema de transporte intermunicipal de lotação como ele é hoje. "Esse veto não interfere no serviço já existente. O transporte de lotação vai continuar funcionando normalmente, sem prejuízo para os trabalhadores e passageiros", destacou Mitidieri.

Problemas no projeto

O Projeto de Lei, de autoria parlamentar, transferia para os municípios a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar o serviço de lotação entre cidades, algo que, segundo análises jurídicas, é competência exclusiva do Estado. Além disso, o DER-SE apontou que a medida poderia enfraquecer o Consórcio de Transportes da Região Metropolitana de Aracaju e desequilibrar o atual sistema de transporte intermunicipal, que já atende a uma ampla gama de passageiros, incluindo grupos que têm direito à gratuidade, como idosos e pessoas com deficiência.

Próximos passos

Para tratar do tema com mais profundidade e encontrar uma solução viável, o governo agendou uma reunião com representantes da categoria para o dia 29 de outubro. O objetivo é alinhar a regulamentação do transporte intermunicipal, considerando as necessidades dos operadores e garantindo que qualquer proposta futura respeite a legalidade e o equilíbrio do sistema.

Com o veto, o governo assegura a continuidade do serviço, enquanto busca alternativas que garantam segurança jurídica e técnica para todos os envolvidos no setor de transporte.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 12720
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura para você ! Notícias | Política | Desenvolvimento | Eventos | 🇧🇷 O que importa para você, a gente mostra.