O Ministério Público de Sergipe (MP-SE) e representantes da Agência Desenvolve-SE e da Iguá Saneamento, que irá explorar por 35 anos os serviços da Deso, discutiram nesta semana o início das operações da nova empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 74 dos 75 municípios do estado.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, destacou a importância do diálogo com a sociedade e as instituições sergipanas durante o processo de transição, além de enfatizar o papel do MP na fiscalização dos serviços.
“Nosso compromisso é com a defesa dos direitos fundamentais da população, e o acesso à água potável é um direito básico. Vamos acompanhar de perto a qualidade do serviço prestado e o cumprimento das cláusulas contratuais, assegurando que a concessão resulte em melhorias reais para o bem-estar da população”, afirmou.
Além de Machado Neto, participaram da reunião outros membros do MP-SE, como o Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcantara Machado, o Promotor de Justiça Carlos Henrique Siqueira e os Promotores Aldeleine Barbosa e Sandro Costa, que supervisionam as áreas de meio ambiente e recursos hídricos.
Para Milton Andrade, presidente da Agência Desenvolve-SE, “esse é um momento de transição que busca solucionar questões que afetam diretamente a vida dos sergipanos, com atenção especial aos impactos sociais e ambientais”.