A Embaixada dos Estados Unidos divulgou o resultado da seleção para o ‘Programa Jovens Embaixadores 2025’, e uma sergipana está entre os escolhidos. Julia Thomazini, estudante do Centro de Excelência Educação Profissionalizante Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, conquistou uma das vagas disputadas do programa e, em janeiro, embarcará em 10 de janeiro para um intercâmbio cultural e educacional nos Estados Unidos de três semanas.
Julia foi orientada pelo professor de inglês, José de Arimatea Diniz Fontes. Ela passou por um processo de seleção, que envolveu análise de documentação, avaliação de escrita e entrevista oral diretamente com a Embaixada que ocorreu de forma online e foi aprovada com êxito em cada uma das etapas.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Jovem Embaixador, Nádia Cardoso, a conquista de Julia é fruto de sua dedicação e serve de exemplo para outros jovens. “Eu me sinto muito feliz com esse resultado, tendo como representante do nosso estado uma jovem que lutou e se esforçou para a realização do seu sonho. O Jovem Embaixador é um programa que abre os horizontes dos jovens que participam mesmo daqueles que não obtêm a primeira colocação, pois o fato de se inscreverem e participar das etapas da seleção já traz uma gama de conhecimentos do que é a vida”, destacou.
Durante o intercâmbio, a estudante participará de uma série de atividades que são ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo, visitará escolas e terá encontros com representantes do governo dos Estados Unidos, além de que também fortalecer seu perfil de liderança. Ela também vai participar de oficinas para auxiliar no desenvolvimento de seu projeto.
Para Julia Thomazini, estudante do Centro de Excelência Educação Profissionalizante Berila Alves de Almeida, o programa é a realização de um sonho e uma grande oportunidade de aprendizado. “Quando recebi a notícia, foi um misto de alegria, surpresa e muita emoção. É como um sonho que se torna realidade e a sensação de que todo o esforço e dedicação que coloquei em cada projeto realmente valeu a pena. Sei que essa experiência vai abrir portas para um futuro cheio de novas possibilidades e me dá ainda mais vontade de continuar fazendo a diferença”, afirmou.
Julia também destaca que espera aprender mais sobre liderança, empreendedorismo e conhecer novas perspectivas. “Nos EUA, espero absorver ao máximo as experiências culturais e os conhecimentos sobre sustentabilidade, que é uma área que me inspira muito. Quero voltar ao Brasil ainda mais preparada para enfrentar os desafios climáticos e com novas ideias para colocar em prática”, ressaltou.
Programa Jovem Embaixador
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, coordenada no Brasil pela Embaixada e Consulados americanos e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos. Ele foi criado em 2002 e é direcionado a estudantes do ensino médio da rede pública que tenham entre 15 e 18 anos de idade, boa fluência em inglês, além de estarem engajados em pelo menos três meses em iniciativas de impacto social. O objetivo do programa é envolver jovens brasileiros com perfil empreendedor e que, por meio de ações inovadoras, contribuam com o bem-estar social, transformando suas comunidades.
Com o tema ’30 pela COP 30’, o programa selecionará 30 jovens que atuam em projetos de impacto social ligados ao combate às mudanças climáticas. Em alinhamento com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será sediada no Brasil, o programa busca jovens com energia e responsabilidade social para apoiar as metas climáticas globais, promovendo um futuro sustentável.
Fonte: Site do programa jovens embaixadores