O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou, na última terça-feira (18), os pagamentos do programa Garantia-Safra referentes à safra 2023/2024. Em todo o Brasil, mais de R$ 670 milhões serão destinados a 558 mil agricultores. Somente em Sergipe, 14.689 agricultores serão contemplados.
A iniciativa atende produtores com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo e que cultivam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca. O benefício é concedido quando há comprovação de perdas superiores a 50% da produção devido a fatores climáticos adversos, como secas e chuvas intensas.
O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, destacou a importância do programa para a segurança econômica dos agricultores. "O Garantia-Safra é essencial para reduzir os impactos das perdas e garantir a permanência das famílias no campo, fortalecendo a produção agrícola", afirmou.
Regularização e consulta ao benefício
Os agricultores que tiveram o benefício bloqueado podem apresentar defesa no prazo de até 60 dias, a partir de 18 de março de 2025. As razões do bloqueio podem ser verificadas no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra.
O pagamento seguirá o calendário dos benefícios sociais e será depositado na Conta Poupança Digital da Caixa Econômica Federal. A lista completa dos municípios beneficiados está disponível na Portaria N° 319, de 14 de março de 2025.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA pelo e-mail garantiasafra.cgs@mda.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-3319.