noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Economia

PEC da escala 6×1: Ministério do Trabalho diz que redução da jornada é ‘plenamente possível’

Publicada em 11/11/24 às 20:48h - 25 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia PEC da escala 6×1: Ministério do Trabalho diz que redução da jornada é ‘plenamente possível’  Compartilhar a noticia PEC da escala 6×1: Ministério do Trabalho diz que redução da jornada é ‘plenamente possível’  Compartilhar a noticia PEC da escala 6×1: Ministério do Trabalho diz que redução da jornada é ‘plenamente possível’

Link da Notícia:

PEC da escala 6×1: Ministério do Trabalho diz que redução da jornada é ‘plenamente possível’
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília  (Foto: Divulgação)
O Ministério do Trabalho comentou nesta segunda-feira, dia 11, sobre o debate que tem circulado nas redes sociais em torno do possível fim da escala de trabalho 6×1. A pasta avaliou que reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais é “plenamente possível e saudável”, desde que decidido coletivamente.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), visa acabar com a escala 6×1 (seis dias de trabalho, um de descanso), mas ainda não obteve as assinaturas necessárias para iniciar o processo de tramitação. Para que o projeto avance na Câmara dos Deputados, é preciso que a deputada consiga 171 assinaturas, de um total de 513 parlamentares.

Conforme a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada atual não deve exceder oito horas por dia ou 44 horas semanais, permitindo compensações de horário ou redução de jornada mediante acordo ou convenção coletiva.

Leia abaixo a nota completa do Ministério do Trabalho:

“O Ministério do Trabalho e Emprego tem acompanhado de perto o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1. Esse é um tema que exige o envolvimento de todos os setores em uma discussão aprofundada e detalhada, levando em conta as necessidades específicas de cada área, visto que existem setores da economia que funcionam ininterruptamente.

O MTE acredita que essa questão deveria ser tratada em convenções e acordos coletivos entre empresas e empregados. No entanto, a pasta considera que a redução da jornada de 44 horas semanais é plenamente possível e saudável, desde que fruto de uma decisão coletiva.”





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 12412
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2024 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura para você ! Notícias | Política | Desenvolvimento | Eventos | 🇧🇷 O que importa para você, a gente mostra.