Na entrevista desta quinta-feira, 24 de abril de 2025, ao vivo no Balanço Geral, Fábio Henrique conversou com Halpher Luiggi, superintendente do DNIT, sobre a duplicação da BR-101 e as possíveis mudanças para Estância.
Luiggi esclareceu que ainda não está definido se a duplicação vai passar por dentro ou por fora da cidade. Ele explicou que em Estância, a travessia é de cerca de 10 quilômetros, o que torna o processo mais complexo.
"Estamos projetando um contorno de 12 a 14 km, mas também estudamos melhorias dentro da cidade. O objetivo é dar a liberdade ao motorista de escolher o caminho."
O superintendente também comentou sobre o impacto no comércio local. "Não será o fim do comércio, mas uma transformação. O posto de combustível, por exemplo, vai vender mais gasolina. O restaurante de estrada se tornará um ponto de referência para a cidade."
Ainda segundo ele, o DNIT está em fase de estudos e discussões com a Prefeitura e a sociedade de Estância para decidir a melhor forma de intervir na cidade.
A duplicação seguirá até a divisa com a Bahia, mas o projeto de contorno ainda está em análise. "É importante que todos participem do debate e entendam que a cidade vai passar por uma transformação, mas com potencial de crescimento."