O Governo Federal publicou nesta terça-feira, 8 de abril, o edital de licitação para a execução da aguardada obra de duplicação da BR-101, no trecho que vai do Km 152,60, em Estância, até a divisa com o estado da Bahia. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinará cerca de R$ 681 milhões para a realização do projeto.
A responsabilidade pela elaboração dos projetos de engenharia e pela execução das obras é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que já deu início aos trâmites legais para contratar a empresa responsável pela duplicação.
De acordo com o DNIT, a previsão é que os serviços sejam totalmente concluídos até o início de 2026. No entanto, há a possibilidade de antecipação para o final de 2025, caso as condições climáticas colaborem.
A duplicação desse trecho da BR-101 é considerada estratégica para o desenvolvimento do estado de Sergipe, pois vai melhorar o escoamento da produção, reduzir acidentes e proporcionar maior fluidez ao tráfego na principal rodovia federal que corta o estado.