Entre tantas outras áreas colocadas no centro das prioridades administrativas futuras, o prefeito eleito de Estância, o engenheiro agrônomo André Graça, PSD, 49 anos, não esconde a sua vontade de atuar para que a cidade reacenda a chama cultural que sempre a distinguiu no território sergipano.
“Estância tem o histórico de ser berço da cultura sergipana, e isso deve ser retomado. Na campanha e na pré-campanha eu assumi o compromisso com os agentes culturais da cidade de colocar no orçamento da cultura 200% a mais do que ela dispôs até hoje”, disse André Graça à Coluna Aparte nesta quinta-feira, 14, em Brasília. Ali ele tratava exatamente de assuntos ligados aos interesses futuros de Estância.
“Com isso, queremos uma cultura estanciana ativada todos os meses e durante o ano inteiro. A cidade hoje não tem um teatro, apesar da tradição teatral dela. A gente pensa em fazer um teatro para acolher as diversas manifestações artísticas locais e as que venham de fora. Nós pretendemos fazer um Museu dos Fogos de Artifício para fazer jus à tradição do Barco de Fogo de Estância”, completa André.
O diagnóstico do prefeito eleito de Estância é muito preciso quando ele afere o status cultural desta importante cidade ao Sul de Sergipe. “Tudo em Estância na esfera cultural diminuiu, e isso não é bom. Nós vamos trabalhar para aumentar, de novo, a quantidade de grupos de quadrilhas juninas. Vamos investir nas escolas para que desde a infância as pessoas e as famílias comecem a valorizar de novo esta tradição”, diz ele.
“Vou trabalhar os quatro anos nessas possibilidades todas. Já em 2025 vamos começar a dar uma guinada na significação cultural de Estância”, promete ele. E é em nome disso e de outras possiblidades que André esteve em Brasília desde domingo. Ele retornou nesta quinta e no domingo regressa de novo ao Planalto Central para atos de prefeitos.
Acompanhado do atual prefeito Gilson Andrade, do vice-prefeito eleito Cristóvão Freire, União Brasil, e do vereador Artur Oliveira, do PT, André fez uma maratona por frentes do Executivo e do Legislativo. Esteve com o ministro Marcio Macedo e com o governador Fábio Mitidieri, e com o senador Rogério Carvalho e os deputados federais Gustinho Ribeiro, Delegada Katarina, João Daniel e Ícaro de Valmir.
“Eu pedi recursos para a Saúde e depois para a Cultura, mas pedimos também para Infraestrutura. Em todas as minhas conversas, Saúde e Cultura estiveram no centro das prioridades”, diz o prefeito eleito de Estância.
André Graça não é um novato nesta praia da política. Ele já teve dois mandatos de vereador - no segundo foi presidente do Legislativo -, está vice-prefeito desde 2023 e foi duas vezes secretário municipal - uma de Agricultura e outra de Indústria e Comércio -, ambas nas gestões de Ivan Leite.