A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última quarta-feira (26), a interdição do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint em todo o território nacional. A decisão foi tomada após registros de reações adversas associadas ao uso do produto.
De acordo com a Anvisa, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram notificadas oito reclamações envolvendo 13 casos de sintomas como inchaço em amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
O prazo de interdição do produto será de 90 dias, conforme previsto na legislação. Até o momento, a Colgate-Palmolive não se manifestou oficialmente sobre a decisão, mas tem o direito de recorrer.
Em um comunicado anterior, a empresa defendeu a segurança do creme dental, destacando que o fluoreto de estanho, presente na fórmula, é amplamente utilizado em produtos similares. No entanto, reconheceu que algumas pessoas podem ter sensibilidade a esse ingrediente, bem como a corantes e aromatizantes.
A versão atualizada do Colgate Total Prevenção Ativa foi lançada em julho de 2024, mas a relação entre a nova fórmula e os casos relatados ainda está sob investigação.
A Anvisa recomenda que consumidores que apresentarem qualquer sintoma adverso procurem atendimento médico e relatem a ocorrência no sistema e-Notivisa, para que os casos sejam monitorados.