O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, criticou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa modificar a escala de trabalho 6×1, que atualmente garante uma folga remunerada por semana. Para Hang, a iniciativa é um ato de “populismo” e gera uma polêmica desnecessária.
Em suas redes sociais, Hang afirmou que o brasileiro não deseja trabalhar menos, mas sim viver com mais conforto, segurança, saúde e educação. “O cidadão quer melhorar sua condição de vida, não depender de esmolas do Estado”, disse.
O empresário argumenta que o fim da escala 6×1 traria impactos negativos às empresas e consumidores, com aumento nos custos operacionais que seriam repassados ao consumidor final.
Durante um evento no Rio Grande do Sul, uma funcionária da Havan comentou que prefere trabalhar aos domingos do que enfrentar o desemprego. Hang usou o exemplo para reforçar que os brasileiros priorizam estabilidade financeira e empregos seguros.
Segundo ele, estudos realizados pelo setor de recursos humanos da Havan mostram que a mudança na jornada de trabalho pode elevar os custos em até 70%. Hang alerta que esse aumento seria inevitavelmente repassado, reduzindo o poder de compra da população.