Após um período de estabilidade, o preço da carne bovina no Brasil voltou a subir neste fim de ano, aumentando 7,2% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2023, conforme levantamento da consultoria Scanntech, divulgado pela Folha de São Paulo. Esse aumento gerou a primeira retração do consumo de carne bovina em 2024, com queda de 1,8% no volume comprado pelos brasileiros.
Segundo a Scanntech, o preço médio da carne bovina chegou a R$ 28,65 por quilo em setembro, enquanto no ano anterior o valor estava em R$ 26,74. Para driblar a alta, consumidores têm recorrido a alternativas mais baratas, como ovos e peixes. O consumo desses itens aumentou 27,1% e 6,2%, respectivamente, impulsionado pela queda nos preços: os ovos ficaram 10,1% mais baratos, e os peixes, 0,3%.
Já a carne de frango subiu 11,7%, e a suína, 17%, em relação a 2023. Os dados da consultoria refletem os números do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicaram alta de 2,97% nas carnes em setembro. A expectativa para outubro, segundo o IPCA-15, é de continuidade dessa tendência de alta