Homem é preso no Bairro Jabotiana, Aracaju, por apologia ao nazismo
Polícia apreende anabolizantes, livros, adesivos e símbolos nazistas durante operação nacional
Na manhã desta segunda-feira (21), um homem de 27 anos foi preso em flagrante no Bairro Jabotiana, em Aracaju, durante a Operação Overlord. Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a operação ocorreu em diversos estados, incluindo Sergipe, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com o objetivo de combater o antissemitismo, discursos de ódio e o planejamento de atos violentos ligados ao movimento neonazista.
Na casa do suspeito, a polícia apreendeu uma grande quantidade de anabolizantes, além de livros, adesivos e símbolos relacionados ao nazismo. O homem, ativo nas redes sociais propagando ideias neonazistas, foi preso na residência onde vivia com os pais.
De acordo com a delegada Mayra Moinhos, o suspeito fazia viagens frequentes a São Paulo, onde mantinha contato com outros membros de grupos neonazistas. O grupo ao qual ele pertence se identifica como skinheads neonazistas e utiliza o Sol Negro, símbolo associado à supremacia ariana, como emblema.
Além do homem preso em Sergipe, a operação resultou em outras quatro detenções temporárias, incluindo um militar ativo do Exército Brasileiro e um homem suspeito de envolvimento em homicídios. O grupo também é investigado por organizar uma banda que se apresentava em eventos neonazistas em várias regiões do Brasil.